1 usuário(s) on-line • inicialwebmailrestrito


— OUÇA —

     

Catedral

Uma obra que começou a ser concretizada em meados de 1945 por Frei Edgard.

Dom Daniel Hostin, Bispo da Diocese de Lages nomeou Frei Edgard Loers O.F.M. como pároco da freguesia de Joaçaba. Nesta época a Igreja Matriz tinha sua sede atrás do hoje Hospital Universitário Santa Teresinha, sendo uma construção em madeira de pinho e sua entrada uma grande escada.

Com o passar do tempo viu-se a necessidade de construir uma igreja maior, que pudesse abrigar todos os fiéis. O projeto foi encomendado ao arquiteto italiano Ticiano Bettano e o primeiro local cogitado para a construção foi o “campinho do Santini”, onde a molecada “batia a bolinha” (hoje é a Sede do Hemocentro), este porém não tinha espaço para a obra do arquiteto italiano.

Em 30 de agosto de 1945, a Mitra Diocesana trocou este imóvel com a Prefeitura de Joaçaba, situado na Barra fria, hoje, Avenida Santa Teresinha, este juntamente com outro imóvel pertencente à Mitra dispunha espaço suficiente.

Em fevereiro de 1946 foi construída a primeira Assembléia dos Franciscanos, que tinha como objetivo orientar o início da construção da nova Igreja, todos eram homens casados, pais de família, moradores antigos e representantes da sociedade.

Em 18 de novembro de 1946, começaram as obras da construção da nova matriz com a abertura de valas dos alicerces da capela e da sacristia.

No dia 20 de julho de 1947 foi celebrada a 1ª missa no local da construção. O dinheiro arrecadado na coleta foi destinado inteiramente às obras.

No dia 18 de março de 1948 deu-se início à fundação da torre da matriz e em maio de 1959 foram colocados os vitrais. A Igreja desde então sofreu muitas modificações, mas é um exemplo de edificação, cartão postal da cidade de Joaçaba.

matriz

Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus • Joaçaba/SC
© Todos os direitos reservados • desenvolvido por: chimaru design