1 usuário(s) on-line • inicialwebmailrestrito


— OUÇA —

     

Padroeira

Porque Santa Terezinha?

No início de 1927, o Sr. Jacob Petry tendo arrendado terras em nossa região, aqui instalou-se e logo iniciou os trabalhos nas terras arrendadas.

Como bom cristão, o Sr. Jacob participava da vida da Igreja. Certa noite Jacob teve um sonho no qual uma Santa lhe pedia insistentemente muitas orações. Muito impressionado aguardou a chegada do Sacerdote que uma vez por mês vinha visitar e atender o lugarejo (então Cruzeiro do Sul). Quando o Padre chegou, Jacó contou-lhe o sonho descrevendo a visão. Pela descrição o Padre afirmou-lhe ter sido Santa Teresinha que desejava as orações, não só dele, mas de todo o povo do lugar.

Jacob então decidiu doar 2.000 m² de terra para a construção de uma igreja em Honra a Santa Teresinha (Esse terreno é onde hoje está o Hospital Santa Teresinha e a clínica de ortopedia). Construíram a primeira Igreja de nossa cidade.

Jacob fez questão de doar a primeira imagem de Santa Teresinha que foi colocada em lugar de honra e passou a ser a Padroeira do lugar (até 1929 era Capela Santa Teresinha). Essa imagem é a que todos os anos colocamos ao lado do altar por ocasião de sua festa.

Devoção do povo para com Santa Teresinha

A devoção do povo para com Santa Teresinha se mostra de forma tímida em nossa Paróquia, ou seja, ela existe, mas não é expressiva. Nota-se inclusive que muitas promessas cumpridas aos pés da imagem que temos na Catedral são feitas por devotos de outras cidades, já que não existem muitas Igrejas cuja Padroeira seja Santa Teresinha.

Quando celebramos a festa da padroeira?

Geralmente é no primeiro final de semana de outubro, salvo nos anos em que há pleito eleitoral, nos quais a festa então se realiza antes (no último final de semana de setembro) com uma extensa programação religiosa e os festejos externos.

santa teresinha

Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus • Joaçaba/SC
© Todos os direitos reservados • desenvolvido por: chimaru design